domingo, 7 de junho de 2009

A insustentável leveza do ser.


Eu sou: Primeira verdade fundamental.

Somos seres finitos, frágeis. Fomos lançados no mundo sem ter escolhido uma série de coisas. Alguns mais cedo, outros mais tarde, não importa, estamos a cada dia mais próximos do ponto final.

Eu vou deixar de ser: Segunda verdade fundamental.

O existencialismo de Sartre tem como premissa básica o fato de que "a existência precede a essência": Antes de me definir no mundo, eu existo. Quando o homem se depara com essa realidade - eu sou e por isso deixarei de ser - uma grande angústia lhe sobrevem. Alguns esperarão por um bom fim, outros se prenderão à crença da vida após a morte, podem querer deixar vestígios de sua existência para lidar com sua finitude (um filho, um livro, uma árvore) ou apenas tentar esquecer, embora não consigam por muito tempo. Enquanto tenta fugir de sua condição humana, o homem fracassa. Quando a aceita, ele está exposto à possibilidade do prazer. Nisso se resume a insustentável leveza do ser: Eu sou e, a qualquer momento, posso não mais ser. O que fazer?

Um dos maiores pilares do medo é o desconhecido. Me amedronta a possibilidade do que virá, a incerteza do futuro, a estranheza do que há de ser. "E se eu não estiver preparado? Como vai acontecer?". Ao ser confrontado por essa mortalidade eminente, ao homem não resta outra alternativa se não a busca de dar sentido ao tempo que lhe resta. O fato de perceber que não está restrito a uma forma de ser, acalenta sua existência.

A cada encontro está destinada uma separação, inevitavelmente. A exata medida da significância do encontro, só temos na separação. Alguém, que já tenha tido uma experiência de perda, não se encontra para não se separar. Deixa sua própria vida se esvair e com ela suas possibilidades, apenas pelo receio do desencontro. Outro, apesar do risco da separação, se encontra. Nisso repousa a magnitude de SER. Diante de um existir que, a qualquer momento, pode lhe ser tirado, o homem deveria apoderar-se de cada instante. A despeito de qualquer que tenha sido sua frustração, ele deveria zelar pelo desabrochar da riqueza humana. O crescimento do homem é DELE. É nas coisas mais importantes que estamos indizivelmente sós.. "Vá em direção àquilo que você teme e relacione-se com ele."

4 comentários:

Unknown disse...

Logo após um longo hiato, aqui estamos de volta...
Prefiro não comentar acerca do que a ausência da leitura quase que "religiosa" deste blob me causou, portanto vou direto ao assunto principal.
Fato é mais uma vez a autora arrancou todo meu fôlego; mas dessa vez, foi diferente... como se o texto dispensasse comentários ou complementos, como se em algum momento a docilidade das palavras viessem dar um abraço em minh'alma a ponto de convercer-me através da confiança, ao passo que, noutro momento, o que convenceu-me foi a agressividade feroz que se escondeu nas entrelinhas do texto...
A realidade é: o texto esconde muito mais do que ele parece contar. Assim, quando caí em mim, percebi que a minha mente pode assimilar a mensagem e decodificá-la como Verdade implícita...
agora sim... faltam palavras para descrever tudo o que estou pensando, minha cabeça está "a mil" e não consigo organizar-me para expressar tudo o que está passando em minha mente, assim dito, ficarei por aqui desta vez, sem provocar lágrimas, sem provocar sentimentos, mas sentindo um eterno pesar por não conseguir me expressar de forma devida.

Abraço para você, Valquíria.

Até mais, e não se esqueça:
"A TUA ARTE É IMPORTANTE. FOI POR ELA QUE EU VIM AQUI."

Gustavo Costa

nelson rocha disse...

O ar está perfumado e gostoso!
A água continua cristalina, correndo pelos riachos...
A alegria da vida ...
Na água...
No ar...
Nas frutas e nos alimentos...
Você continua uma pessoa linda...
Com tudo isso que vida nos dá, não entender porque existir pessoas que encontrar , razões maiores que estas e ficar tristes...
Segredo de amigos, você me faz feliz!
Aconteça o que acontecer...
Quero que saiba que você minha amiga Val é muito importante pra mim...
Descobri o que significa em meu coração a palavra SAUDADE!!!
De seu fã de sempre, apesar de nunca responder a meus emails,rs

Anônimo disse...

Val,
Hoje eu acordei precisando ler isso....
Sem saber onde,mas sabendo que precisava.Que bom que foi aqui que achei o que eu estava procurando....
Melhor ainda saber que você está de volta... perfeito!

bjo.

natan rufino disse...

ei, li novamente esse texto...
dessa vez, eu o discerni corretamente e já sei o que vou te falar sobre ele, se vc ainda quiser saber o que penso né? rs...

assim que eu tiver um tempinho aqui eu vou te escrever... beijo